Através do instinto a criança entende que tudo a sua volta está para ser vivido, ou seja, explorado, investigado, observado, descoberto e criado. O brincar pode ser mais simples e fácil que você imagina, basta um pouco de criatividade e saber enxergar o mundo com os olhos das crianças, tudo pode virar brinquedo.
O brincar heurístico
A partir desse brincar mais simples, livre e amplo, a criança se descobre e explora o mundo.
Conforme GOLDSCHMIED e JACKSON (2006), o brincar heurístico envolve oferecer a um grupo de criança uma grande quantidade de objetos para que elas brinquem livremente sem intervenção dos adultos.
O Corpo: Marcando minha silhueta
Desenvolver a imagem mental do corpo, compara-la com o corpo do colega, identificando o tamanho real das partes do corpo
Atividade desenvolvida com caixas de papelão, onde cada criança explora sua caixa, interagindo com o colega e usando sua imaginação!
Fevereiro foi o mês de receber nossos pequenos que retornaram à escola e acolher os novos coleguinhas na turma!
Olhinhos de curiosidade, encantamento, cheios de alegria e amor para dar com muita diversão!!!
Em abril, iniciamos nosso projeto "Eu e o meu corpo", o qual tem a finalidade principal de estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais, favorecer o conhecimento do próprio corpo e a consciência corporal. Para isso, realizamos atividades livres e dirigidas, sempre com muita diversão para os pequenos!
SILHUETA
Seguem as atividades vividas pelas crianças do Nível 2 /2018!
(Fevereiro a abril)
FEVEREIRO
Em fevereiro o enfoque foi a acolhida das famílias e das crianças que retornaram e a adaptação dos alunos novos à escola. Nesse período, aproveitamos o clima para desfrutar de momentos de muita alegria!
BANHO DE MANGUEIRA
FESTA DAS FRUTAS
PRACINHAS
PÁTIO
MARÇO
Em março tivemos uma programação especial para a Páscoa! Muita diversão para esperar o coelho!
TOCA DO COELHO
CULINÁRIA DE PÁSCOA
EXPLORANDO OS ESPAÇOS DA ESCOLA
FESTA DA FAMÍLIA
E NA SALA DE AULA...
RABISCOS COLETIVO
Reunião do desfralde
Dia da família na escola
Seguem as atividades do projeto: Quem conta, reconta... e faz de conta!
Imitando o Saci
Brincando com a meleca da Cuca
Arremesso na boca da Cuca
Inesquecível dia do PROFESSOR, gostaríamos de deixar registrado aqui o nosso agradecimento por esta bela homenagem que as famílias da nossa turma prepararam para nós.
Semana da criança
Confira as atividades especiais e divertidas que ocorreram na Semana da Criança, nossos Pecorruchos adoraram...
Hambúrguer com direito a bata frita.
Teatro: "João e Maria" com participação das professoras
Brincadeira na sala dos colegas do Nível 4
Picolé...
Camiseta pintada pelos colegas, como lembrança desta semana especial...
Projeto: Quem conta, reconta... e faz de conta!
Imaginar fazer de
conta é certamente uma das relíquias da infância. É passaporte para o mundo
encantado, no qual tudo é possível. Basta apenas imaginar, para embarcar nesta
viagem. É através da imaginação e criação que a criança compreende o mundo
representando em suas criações o que pensa ser real. De acordo com RICHTER
(2002):
A
imaginação deslumbra, diante do percebido, invade a criança com imagens e
ideias impulsionando-a a buscar respostas para o que vê no mundo, tornando-se
importante canal de organizaçãosimbólica ao lhe permitir reestruturar
ludicamente suas experiências cromáticas e compartilha-las com os outros.
(p.56)
Partindo da
necessidade de potencializar a capacidade criadora da crinça, propunhámos
desafiá-las a imaginar, criar e
reinventar, a partir de histórias. Vivenciar o faz de conta e por meio
deste propor desafios lúdicos visando o desenvolvimento das capacidades: oral,
motora e afetiva da turma.
Confira as nossa atividades do mês de outubro:
O Projeto: "Brincando e aprendendo com os sons", proporcionou aos alunos do Nível 2 vivencias sonoras dirigidas, desenvolvendo suas habilidades sensoriais, cognitivas e de criação musical. Para PIAGET: “A expressão musical na faixa etária de um a três anos tem ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo, pela exploração da inteligência prática ou sensório motora dos materiais sonoros” (PIAGET, 2004, p.20). Por meio de estímulos e associações dos sons relacionado a acontecimentos cotidianos sociais, foi possível ampliar o repertório sonoro e musical das crianças, ao passo que despertamos a atenção das mesmas para os sons que o meio social e ambiental produz.
Atividades Psicomotoras
A criança de 12 a 24 meses, segundo Wallon estreita suas relações com os outros e com os objetos a medida que se desloca na direção de seu desejo, vivendo uma nova dimensão neurológica, na qual a motricidade dá asas à aprendizagem. Mediante a fase do desenvolvimento motor citada aqui proporcionamos semanalmente desafios para que nossos alunos possam gradativamente desenvolver suas habilidades, capacidades motoras e sociais.
Essa é a nossa turma:
VICTOR
THÉO
SAYMON
PEDRO MARVIN
LAURA
LUCAS
LUÍSA
MURILO
PEDRO A.
JOÃO
GUSTAVO R.
FELIPE
BRUNA
CAIO
CECÍLIA
EDUARDO
ENZO
AUGUSTO
ALLICE
ALICE
ÁGATHA VITÓRIA
ÁGATHA SOPHIA
GUSTAVO ZILLI
FLOREN
Homenagem para as mamães
Alguns cliks da Turminha Nível 2
Comemoração dos Aniversários dos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário