N4 CD 2019
SEMANA DA CRIANÇA
[...] a brincadeira é algo que pertence à criança, à infância. Através do brincar a criança experimenta , organiza-se, regula-se, constrói normas de si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca.
(DORNELLES, 2001, P. 104)
Brincar com lama, sentir a água e a terra é uma experiência, além de divertida,
riquíssima para o desenvolvimento físico, social e emocional da criança. Estimula sua criatividade, proporciona bem estar físico e mental, ajuda na formação do pensamento crítico...
"A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar , por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a solução de conflitos e a regulação das emoções."
Recorte: o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos desenvolvem uma série de habilidades motoras cognitivas como: estabilidade postural, percepção visual, integração bilateral, orientação espacial, força muscular...
Hora Cívica
Passeio ao CEMEA Nestor Weiler.
É muito enriquecedor para ampliar o repertório cultural e de autonomia da criança, oportunizar que ela vivencie outros espaços, entre em contato com natureza e possa compartilhar com os colegas uma experiência de passeio e exploração de um ambiente diferente. Assim, aprimoramos nossas descobertas sobre a maçã.
"Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo."
Maria Montessori
Diversão...
E surgiu na pracinha uma árvore de picolé!
Teve baile de carnaval!
Aniversariantes de Janeiro e Fevereiro
Brincar é coisa séria!
BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
SEMANA DA CRIANÇA FOI... PURA DIVERSÃO!
SEMANA DA CRIANÇA
[...] a brincadeira é algo que pertence à criança, à infância. Através do brincar a criança experimenta , organiza-se, regula-se, constrói normas de si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca.
(DORNELLES, 2001, P. 104)
Brincar com lama, sentir a água e a terra é uma experiência, além de divertida,
riquíssima para o desenvolvimento físico, social e emocional da criança. Estimula sua criatividade, proporciona bem estar físico e mental, ajuda na formação do pensamento crítico...
"A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar , por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a solução de conflitos e a regulação das emoções."
Recorte: o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos desenvolvem uma série de habilidades motoras cognitivas como: estabilidade postural, percepção visual, integração bilateral, orientação espacial, força muscular...
Hora Cívica
Passeio ao CEMEA Nestor Weiler.
É muito enriquecedor para ampliar o repertório cultural e de autonomia da criança, oportunizar que ela vivencie outros espaços, entre em contato com natureza e possa compartilhar com os colegas uma experiência de passeio e exploração de um ambiente diferente. Assim, aprimoramos nossas descobertas sobre a maçã.
" O jogo para a criança é o exercício, é a preparação para a vida
adulta. A criança aprende brincando, é o exercício que a faz desenvolver
suas potencialidades e habilidades(...) incorpora valores, conceitos, conteúdos,
trabalha a ansiedade, rever os limites, reduz a auto-capacidade de realização,
desenvolve a autonomia, a criatividade, aprimora a coordenação motora, desenvolve
a organização espacial, melhora o controle, amplia o raciocínio lógico, aumenta a tenção e concentração, ensina a ganhar e perder."
(Lopes 2000)
"Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo."
Maria Montessori
Diversão...
E surgiu na pracinha uma árvore de picolé!
Teve baile de carnaval!
Aniversariantes de Janeiro e Fevereiro
Brincar é coisa séria!
BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
A partir dos jogos de encaixe, a criança além de brincar desenvolve sua atenção, concentração e o raciocínio lógico, pois as peças induzem a criar figuras e representar objetos, despertando o pensar. Assim, de maneira intencional e espontânea, a criança estará exercitando uma das principais competências do desenvolvimento cognitivo.
SEMANA DA CRIANÇA FOI... PURA DIVERSÃO!
Nossa turma aproveitou a programação pensada para comemorar a data mais importante do ano: o dia das nossas crianças! Foi intensa, divertida, cada dia com uma atividade especial:
As turmas do N4 C/D e do N3 A/B, fizeram uma tarde especial, em alusão a semana do brincar. As crianças armaram suas barracas no pátio da escola e assaram marshmallow na fogueira... foi diversão garantida!
"Na Educação Infantil o professor faz a mediação para o desenvolvimento do aluno através do brincar, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza os materiais e participa das brincadeiras. A ludicidade é o único método capaz de promover a alegria, a atração e o engajamento da criança com as descobertas feitas durante o processo de aprendizagem."
Dia das Mães especial
Alguns momentos da nossa semana, preparando as surpresas para alguém muito especial:
as mamães da turma!
ALGUNS MOMENTOS DE BRINCADEIRAS, NA SALA E NO PÁTIO
Nossa turma se diverte...
seja na sala ou no pátio, somos felizes brincando!
UMA SOPA DELICIOSA!!!
Os alunos encenaram a história "Sopa de pedra", e fizeram uma deliciosa sopa. Ajudaram a preparar: cortaram os legumes e verduras, e depois de pronta provaram, ficou deliciosa!
Começando as aventuras!!!
Nosso ano letivo na turminha já começou com alegria!
A diversão foi garantida desde o primeiro dia de aula!
Teve direito a Festa de verão com muitas frutas,
banho de mangueira, História, e muitas brincadeiras...
Nenhum comentário:
Postar um comentário