Conhecemos o pintor Flavio Scholles, que é morador de Morro Reuter! Após, cada um escolheu qual obra mais gostou, elaboramos um gráfico e em outro momento fizemos a releitura das obras utilizando tinta e elementos não estruturados:
Também exploramos nossos materiais não estruturados e com os mesmos foi montada uma sequência lógica, onde em equipe as crianças tinham que organizar a mesma sequência:
Essa semana tivemos algumas criações utilizando materiais não estruturados, acompanhem um pouco de nossas atividades:
Criação artística livre:
Projeção no projetor de não estruturados e criação de história com os mesmos:
Criação da primeira letra do nome com botões:
A semana das crianças foi mais que especial em nossa turma, conferiam um pouquinho do que rolou...
As crianças precisam de um espaço que contribua para que sejam autônomas, para que possam descobrir suas preferências, vontades e talentos, saciando suas curiosidades. O espaço escolar é o local que deve promover tal processo.
Sendo assim, Horn (2004) aponta que:[...] se acreditamos que a criança aprende em interação com outras crianças, em um meio que é eminentemente social, como consequência, a forma como dispomos os móveis e os objetos na sala de aula, assim como os relacionamentos que se estabelecem, serão fatores determinantes no desenvolvido infantil. (p. 98).
Deste modo, ressignificamos o espaços em nossa sala de aula, trazendo mais recursos não estruturados, desenvolvendo assim uma maior autonomia, criatividade e inteiração entre as crianças.
Agradecemos as famílias que colaboraram com doações e a mãe da aluna Rafaela Finotti, Adriana Finotti, que fez a revitalização da cozinha de nossa sala!
Um espaço que ao mesmo tempo acolha e desafie as crianças, com a proposição de atividades que promovam a sua autonomia em todos os sentidos, a impregnação de todas as formas de expressão artística e das diferentes linguagens que possam ser promovidas junto a elas (BARBOSA E HORN, 2008, p. 17).
Neste sentido, esta semana cada criança criou a imagem de seu rosto utilizando materiais variados e não estruturados! Estes foram utilizados para compor a porta de nossa sala!!
Gandini (2014) afirma que:
“A expressividade encontra suas fontes no lúdico, assim como na prática, no estudo e na aprendizagem visual, assim como em interpretações subjetivas que vêm com as emoções, com a intuição, com o acaso, e com a imaginação racional e as transgressões”.
Sendo assim, uma das propostas desta semana foi a criação gráfica livre, utilizando folhas de árvores e canetinhas!
“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança
ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente
sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)”.(Winnicot)
Sendo assim, nossa turma tem explorado diariamente atividades
diversificadas envolvendo o brincar. Desenvolvendo deste modo, suas criações
com materiais não estruturados e assim, explorando a linguagem, as relações,
quantidades e transformações, bem como fazendo suas leituras do mundo!
Confira um pouquinho das atividades que temos desenvolvido dentro dos campos de
experiência:
Elaborando o cartaz dos números com palitos de
churrasquinho:
Realizamos desenhos da natureza com uso de prancheta...
Exploramos materiais não estruturados...
Através das múltiplas linguagens as crianças exploram o vocabulário, compreende a linguagem e o processo de leitura.
Deste modo, nossa turma explora em diversas atividades o Sussurrofone (telefone de canos) e uma das propostas, foi em pequenos grupos escolherem uma história e contar esta para os colegas utilizando o seu sussurrofone!
Neste semestre nossa turma iniciou o projeto voltado ao brincar e explorar os brinquedos não-estruturados, pois as crianças necessitam de encorajamento para explorarem,
fazerem suas criações e recriações. Deste modo, Melo (2015) destaca que,
Esses materiais
presentes na natureza abrem espaço para criação de brincadeiras que abrangem a
ludicidade e a construção da cultura de pares, pois as crianças criam
conhecimento quando partilham destes materiais com outras crianças. (p. 114)
Cabe assim, salientar que através destes materiais as
crianças agem, pensam, modificam seu uso e ressignificam o mundo que as cerca.
Iniciamos com a exploração livre destes materiais, utilizando o que já tínhamos em nossa sala.
Com algumas aquisições das professoras e doações das famílias demos continuidade ao projeto, onde as crianças escolhem os materiais que desejam explorar e em outros momentos são divididos em em pequenos grupos e estes escolhem uma das "ilhas" para explorarem os materiais ali dispostos,
Deste modo, está sendo oferecido a cada dia uma proposta diferente para a exploração destes materiais:
Início...
Continuação...
Com o tempo chuvoso e frio, utilizamos o refeitório de nossa escola para explorar os materiais:
JORNAL EM FOCO!
Na edição de domingo 02/06/19 do Jornal NH, foi apresentada uma reportagem sobre a proliferação de mosquitos na região, assim foi pedido para que as famílias que tivessem disponibilizassem o jornal para nossa turma.
Em um primeiro momento os alunos exploraram livremente o jornal, após em grupos fizeram a leitura visual das imagens da capa e das páginas da reportagem. E em grupos tiveram que escolher qual parte da notícia mais chamou a atenção e fazer o registro em um cartaz coletivo, no final cada grupo apresentou seu cartaz e escolha
ARMADILHAS!
Fizemos saída de campo pelo pátio de nossa escola para colocarmos armadilhas para os mosquitos feitas de pneu e inserimos água. Acompanharemos semanalmente se haverá foco de larvas ou pupas nos mesmos:
Durante nossa saída encontramos um foco com larvas e pupas, fizemos a coleta para observamos em nosso laboratório Zum, Zum, Zum:
Projeto: Zum, Zum, Zum não queremos mosquito em lugar nenhum!
Nossa turminha apresentou suas pesquisas referente ao projeto, após assistiram um vídeo que vem de encontro com a pesquisa, sobre os métodos de prevenção da proliferação dos mosquitos. Assim construímos nosso gráfico coletivo com levantamento da pesquisa e posteriormente, os gráficos individuais.
Nossa turminha também está atenta observando nosso laboratório Zum, Zum, Zum!
Dias de chuva...
Para curtir os dias de chuva, fazemos nossa seção de relaxamento diária e após, as crianças puderam explorar os colchões da sala, e olhem no que virou, nossa sala virou um "condomínio de casas":
Laboratório Zum, Zum, Zum 🦟
Após a coleta no pátio de nossa escola das larvas e pupas, deixamos para observação em um vidro e nos surpreendemos que dentro do mesmo tinham se desenvolvido alguns mosquitos!
Observamos e analisamos os mesmos utilizando lupas.
Com uma pipeta, a profe Elenise coletou as pupas e larvas restantes no vidro e colocou em tubos de ensaio para que possamos observar o processo evolutivo!
Todos os materiais, após observados, foram colocados no nosso Laboratório Zum, Zum, Zum...
Zum, zum, zum não queremos mosquito em lugar nenhum!!
Esse é o título de nosso projeto!!!
E inspirado no mesmo, a profe Ana Luzia encontrou no pátio de nossa escola um foco com larvas e pupas de mosquitos!! Fizemos a coleta e guardamos em um vidro para acompanharmos o processo de evolução:
Dando continuidade em nossas pesquisas, nossa turminha analisou imagens do ciclo de vida do mosquito e após, assistiram um vídeo explicando o mesmo. Analisaram também alguns mosquitos sem vida.
Em outro momento cada criança fez o seu registro gráfico do ciclo de vida do mosquito:
Cientistas do Pré1-A
Foi proposto para cada família confeccionar um jaleco e personalizar uma lupa para nossos pequenos cientistas utilizarem durante as pesquisas da turma!!!
As crianças adoraram seus trajes de cientistas!!
Nosso projeto com certeza se tornou mais rico e prazeroso para nossos pequenos!!!
Agradecemos à todas as famílias pelo empenho e dedicação em mais essa atividade!!!
Confiram os clicks de nossos cientistas ❤️
Nosso alfabeto...
Exploramos nosso alfabeto coletivamente com os objetos que as famílias enviaram.
Juntos socializamos as letras que compõem o mesmo e as crianças coletivamente buscaram ligar a letra ao objeto:
Após a atividade, a aluna Luiza Brito montou com peças de encaixe a letra 'L" de Luiza e venho mostrar para as profes:
E o aluno Ethan, montou uma lupa, que o mesmo disse que também começa com a letra 'L':
RELAXAMENTO
Para dar início em nossas atividades, nossa turminha tem feito logo no início da manhã técnicas diversas de relaxamento.
O ambiente é preparado com músicas de relaxamento e luzes apagadas, tornando o ambiente mais tranquilo.
Com isso a turma inicia o dia focando mais a atenção, fazendo com que nossos dias sejam mais calmos e prazerosos!
Através do uso dos telefones de cano, as crianças vivenciam atividades de fala e escuta, afim de promover o aprimoramento da linguagem verbal.
Deste modo, foi proposto para que as crianças escolhessem uma história e fizessem a leitura da mesma, utilizando seu telefone, ouvindo deste modo sua voz de uma forma mais clara e podendo contar e recontar histórias,
Confiram alguns clicks deste momento:
No dia 19/03 foi dia de receber as famílias de nossa turma para a 1ª Reunião de Pais.
Foi um momento para as famílias estarem mais próximas da rotina escolar dos filhos, além de vivenciar atividades para refletirem sobre o "olhar para os filhos".
Agradecemos as famílias que se fizeram presentes neste momento especial!!
Confiram alguns registros deste momento:
EXPLORAMOS O PÁTIO DE NOSSA ESCOLA PARA VIVENCIAR BRINCADEIRAS NA NATUREZA E JÁ APROVEITAMOS PARA REALIZAR NOSSO LANCHE !!
ATIVIDADES!
Realizamos algumas atividades no pátio de nossa escola, afim de explorar o mesmo!
Além de estarem vivenciados momentos de aprendizagens, as crianças também podem aproveitar para curtir os dias de sol!
EXPLORANDO TELEFONES DE CANOS
Nossa turminha, juntamente de suas famílias confeccionaram telefones feitos com canos, afim de explorar atividades de linguagem em nossa sala de aula! Hoje cada criança apresentou seu telefone para os colegas e puderam explorar o mesmo no pátio de nossa escola!
Também tivemos atividades com tinta, piquenique de frutas e lanchamos em nosso pátio, para curtir esses dias de sol na natureza!
Nossas últimas semanas foram de alegria e diversão, com atividades diferenciadas para nossa turminha curtir com alegria!!!
Nossa primeira semana do ano letivo foi repleta de alegria e diversão !!!!!!!!!!
Confira alguns clicks:
💖💖💗💖💗💖
💙💙SEMANA MEGA ESPECIAL...💚💚
💛💛 💖
💖💗💖
💗💖CHEIA DE EMOÇÕES, INTERAÇÕES E 💜💜DESPEDISDAS.💙💙
💚💚💛💛💜💜
"Brincando e Aprendendo com texturas e melecas"
momentos de pura diversão...
UM POUQUINHO DA NOSSA SEMANA ... ENCANTAMENTOS E DIVERSÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS!!!
CONSTRUINDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA DIVERSÃO!!!
Momentos de aprendizado!!!
MOSTRA DE VIVENCIAS...
"OS TIPOS DE FOLHAS ENCONTRADAS NO PÁTIO DA ESCOLA GUILHERMINA BLOS"
Visita ao Corpo de Bombeiros do nosso município
Uma semana deste passeio cheio de descobertas e aventuras!
Adicionar legenda
"O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER" ?
DESVENDANDO A IMPORTÂNCIA DAS PROFISSÕES...
PRÉ 1 A NOS BASTIDORES:
HOMENAGEM PARA AS MAMÃES
Festa da família Emei Guilhermina Blos
A festa foi incrível!!!
Momentos de diversão, alegria e integração ...
Agradeço imensamente as famílias que colaboraram para esse momento.
Nosso objetivo principal foi realizado com sucesso e de lambuja, ainda conquistamos o
2º lugar na gincana.
E A GENTE CANTA...
E A GENTE DANÇA...
E A GENTE NÃO SE CANSA...
DE SER CRIANÇA...
E A GENTE BRINCA...
NA NOSSA VELHA INFÂNCIA.
NOSSA SEMANA FOI REPLETA DE EMOÇÕES:
AMIGO DOCE...
BRINCADEIRAS...
PÁSCOA COMPARTILHADA...
HORA DO CONTO...
MOMENTOS DE REFLEXÃO...
MOMENTOS DE APRENDIZAGEM...
Alguns momentos de aprendizagens...
Iniciando nosso projeto: "Direto da natureza: O que eu como tem mais beleza!"
Pura diversão em nossa pracinha!
Profs Pré 1 A s2
Nenhum comentário:
Postar um comentário